Cientistas britânicos descobrem um tipo de células T universais no combate ao câncer.
Com a descoberta de células T universais por cientistas da Universidade de Cardiff, as pesquisas e tratamentos contra o câncer ganham novas perspectivas.
O estudo foi publicado na revista Nature Immunology, e apesar de ainda não ter sido aplicado em humanos, os cientistas acreditam que tenha um potencial enorme.
O QUE SÃO AS CÉLULAS T
Células T são células presentes no sangue, e que fazem parte do nosso sistema imunológico. Elas são responsáveis por combater as doenças que atacam o organismo.
Os tratamentos com células T modificadas geneticamente para combater o câncer já são realizados com sucesso. Mas o tipo de célula mais utilizado nos tratamentos até então, batizado de CAR-T, funciona somente contra alguns tipos de câncer.
Os tumores sólidos, que representam a grande maioria dos casos de câncer, não são combatidos com a mesma eficácia pelas CAR-T.
A DESCOBERTA DAS CÉLULAS T UNIVERSAIS
O novo tipo de célula T descoberto pelos britânicos é capaz de reconhecer e combater a maioria dos tumores do câncer, poupando as células saudáveis.
Em testes com camundongos, as células T universais destruíram o câncer de pulmão, pele, mama, sangue, próstata, osso, rins e ovário, entre outros.
Andrew Sewell, principal autor do estudo, considera altamente incomum encontrar um tipo de célula capaz de destruir tantos tipos de câncer. A descoberta abre as portas para um tratamento universal da doença.
MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA
O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR.
Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.
Para maiores informações, clique aqui ou entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.