Dados obtidos a partir de um novo estudo brasileiro apontam reinfecção e possível novo adoecimento em pacientes já testados positivos pelo Coronavírus.
A reinfecção e o adoecimento em mais de uma ocasião são eventos possíveis quando o assunto é a infecção causada pelo vírus da Covid-19. É o que apontam novos estudos brasileiros realizados pela Faculdade de Medicina da USP.
A investigação, desta vez, observou o caso de uma paciente testada positivo em 13 de maio e, depois, após reapresentar quadro sintomático, testou positivo novamente para o vírus em 27 de junho. A informação foi confirmada pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
A universidade também realiza a investigação de outros três casos: dois em São Paulo e um em Araraquara, de pessoas que teriam tido quadros parecidos ao desta paciente.
Segundo o estudo, é de se pensar na possibilidade da reinfecção, sendo necessário o esforço de outras pesquisas de caráter investigativo a fim de obter um resultado mais assertivo sobre esta possibilidade.
A Coreia do Sul também relatou que ao menos 116 pessoas recuperadas do vírus voltaram a testar positivo para a Covid-19. Neste caso, uma das hipóteses levantadas é a de que se tratava de uma reativação do vírus, que não foi totalmente eliminado e permaneceu “escondido” no organismo.
De qualquer maneira, é pertinente que a sociedade permaneça seguindo as orientações de saúde da OMS quanto ao distanciamento social e uso de máscara para o combate da doença.
MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA
O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR.
Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.
Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.