As mulheres vão ao ginecologista desde o início da adolescência, muitas vezes acompanhadas pela mãe. E os meninos, vão ao urologista? Sabe-se da resistência masculina quando o assunto é ir ao médico. A consulta com um urologista deve acontecer em várias ocasiões e não somente após os 40 anos.
Em geral, os homens se preocupam com a saúde do órgão reprodutor quando envelhecem, pois é preciso fazer exames preventivos de câncer de próstata. Mas, ainda na infância, pode ocorrer a criptorquidia (testículo não desce ao saco escrotal), a fimose, hidrocele (excesso de líquido no escroto) e a torção do testículo.
Na puberdade, pode-se fazer acompanhamento urológico ao perceber modificação nos órgãos genitais para preservar a capacidade reprodutiva. A partir dos 40 anos, deve-se fazer um check up. As doenças mais comuns após essa faixa etária são as cardiovasculares e o câncer, que nem sempre são fáceis de se identificar.
A alimentação saudável também contribui para a saúde do homem, assim como o hábito da atividade física, de não fumar e nem consumir bebidas alcoólicas.
O urologista Manoel Guimarães trata:
· Câncer de próstata
· Câncer de bexiga
· Câncer de rim
· Infecção urinária
· Cálculos
· Impotência