Google Health desenvolve sistema de Inteligência Artificial capaz de identificar o câncer de mama com exatidão.
Um sistema de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pelo Google Health foi capaz de diagnosticar o câncer de mama com mais precisão do que os radiologistas.
O estudo foi publicado na revista Nature, em parceria dos especialistas do Google Health, da Alphabet, e médicos do Reino Unido e Estados Unidos.
Os resultados mostraram uma redução no número de falsos positivos (quando pessoas saudáveis erroneamente recebem o diagnóstico de câncer), e também o de falsos negativos, que é quando o câncer está presente, mas não é diagnosticado.
De acordo com a American Cancer Society, um a cada cinco casos de câncer de mama não são detectados pelas mamografias, que são imperfeitas.
E mais da metade das mulheres que realizam o exame recebem um resultado falso positivo a cada dez anos, trazendo uma série de desgastes desnecessários tanto para as pacientes e suas famílias, quanto para os médicos.
Com o sistema de Inteligência Artificial, o número de falsos positivos reduziu 5,7% nos Estados Unidos, e 1,2% no Reino Unido. Já o número de falsos negativos caiu 9,4% nos EUA, e 2,7% no Reino Unido.
“OS RESULTADOS SÃO REALMENTE ANIMADORES”
Assim concluiu Dominic King, diretor do Google Health no Reino Unido. O algoritmo foi testado em aproximadamente 120 mil mamografias nos Estados Unidos e Reino Unido.
Segundo ele, o estudo aponta que a Inteligência Artificial pode ser usada para a detecção precoce do câncer de mama, o que é de extrema importância para o sucesso do tratamento e a cura da doença.
E o especialista reforça que o sistema será um importante aliado dos médicos, e não uma ameaça de substituição dos seus cargos.
“Seria uma segunda opinião, dando um incentivo ou uma recomendação aqui e ali para se passar mais tempo analisando uma determinada tomografia, ou assinalar exemplos de falhas”, finaliza King.
MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA
O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR.
Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.
Para maiores informações, clique aqui ou entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.