Um estudo publicado no Lancet Diabetes & Endocrinology mostrou que as doenças acarretam mais de 792 mil novos casos de câncer por ano.
Se você é um daqueles que não liga muito para alimentação, estética ou saúde física, está na hora de rever os conceitos e o estilo de vida. Um estudo publicado no Lancet Diabetes & Endocrinology, realizado em 2012, mostra que 6% de novos casos de câncer no mundo são fruto de obesidade e diabetes.
Acredita-se, a partir da pesquisa, que os novos casos de câncer são originados e potencializados por altos níveis de insulina ou glicose, inflamação crônica e hormônios sexuais livres no sangue, decorrentes da irresponsabilidade alimentar de grande parte da população mundial.
Separando a amostra por sexo e faixa etária, pesquisadores coletaram dados referentes a 12 tipos de câncer em mais de 175 países e os maiores aumentos em casos cancerígenos vieram de países de baixa e média renda.
E a situação se mostrou ainda mais preocupante para o lado feminino. As mulheres representam quase o dobro de vítimas de câncer por conta de obesidade ou diabetes em relação aos homens. Dos casos, o câncer de mama é o mais intenso, representando 29,7% de todos eles.
Já para o lado masculino, o câncer mais comum, originado da combinação de diabetes e IMC elevado, foi o de fígado, sendo 42,8% dos casos.
Estimativas do estudo acreditam que se a proporção nas taxas de diabetes e obesidade continuar a aumentar neste ritmo, provavelmente, em 2035 teremos 30% novos casos de câncer a mais em mulheres e 20% a mais em homens.
E então, será vale mesmo a pena descuidar de hábitos alimentares agora e colher frutos tão desagradáveis no futuro?
Fonte: