Desenvolvido pelo Centro de Pesquisa de Inteligência Artificial do Beijing Tiantan Hospital, um robô conseguiu diagnosticar tumor cerebral mais rápido do que 15 médicos.
O robô chinês, chamado de BioMind, acertou diagnósticos com 87% de precisão, contra 66% dos médicos que participaram da competição. E na metade do tempo: o robô realizou 225 diagnósticos em 15 minutos. Saiba mais sobre como o robô conseguiu diagnosticar tumor:
Os pesquisadores utilizaram a inteligência artificial para obter mais precisão na realização dos diagnósticos de tumores cerebrais, bem como para prever a expansão de possíveis hematomas.
Isso só foi possível graças ao machine learning. O sistema foi treinado com milhares de imagens de arquivo dos exames já realizados no hospital. Desta forma, o robô conseguiu identificar distúrbios neurológicos com a mesma precisão de um médico sênior.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO ALIADA DOS MÉDICOS
De acordo com Wang Yongjun, vice-presidente do Beijing Tiantan Hospital, o objetivo da competição é fazer com que os médicos entendam o poder da inteligência artificial:
“Espero que a competição consiga mostrar aos médicos o poder da inteligência artificial, principalmente àqueles que são céticos a respeito desta tecnologia. É importante entendermos a IA e eliminar os medos que a envolvem”.
Portanto, a tendência é que a inteligência artificial seja cada vez mais aplicada na medicina como uma aliada dos médicos, e não como uma ameaça aos profissionais e seus empregos.
Em um país como a China, por exemplo, com mais de 1,4 bilhão de pessoas, os robôs podem atenuar problemas como as longas listas de espera para exames e consultas, em hospitais geralmente sobrecarregados.
Com o auxílio da inteligência artificial para realizar tarefas humanamente impossíveis, como analisar milhares de imagens e identificar padrões em questão de segundos, os médicos podem se concentrar naquilo que realmente importa, como o contato com o paciente.
MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA
O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia.
Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.